sábado, 29 de setembro de 2012

A Onda e o Imperceptível


Saltam aos olhos as ondas do mar. De longe, o que se destaca é a curva que se desenha no horizonte e vai progredindo e afinando até se chocar contra o chão. É claro que a espuma, seja ela espessa de dia de ressaca ou fina de manhã de bonança, passa despercebida em meio à imensidão azul e ao volumoso som das pancadas da arrebentação. Por incapacidade da percepção humana, algo escapa, dissolve no ar, embora sólido. Inevitável.

Não há dúvidas sobre a volúpia do movimento que toma conta do Rio de Janeiro. Por mais que a liderança de Eduardo Paes seja quase inviolável, austera (como seu governo e sua condução da dinâmica social, mas isso deixemos para outras conversas...), um clamor por uma política mais humana na sede da Olimpíada de 2012 vem crescendo. A figura de Marcelo Freixo ganha cada vez mais força entre jovens. Isso é notável, basta andar pelas redes sociais ou pelas ruas que é possível entender o impacto desse movimento.

Essa onda é, em muito, motivada pela consciência da importância desses próximos anos pra história da cidade. Sim, é necessária a mudança na gestão, a troca de um síndico, um administrador que se vincula a pequenos cartéis que comandam setores que impedem o desenvolvimento da cidade (a situação dos transportes é o mais representativa: preço alto, serviço péssimo) por um político que entenda as nuances do lado social.

Mas na moldura clara e simples das eleições, há um aspecto que também se esconde e é notado por muitos poucos. Apesar da crescente tomada de posição dos cariocas sobre a visão mais humanizada do fazer político, outro candidato de posição semelhante, porém mais radical que Freixo, sofre uma injustiça monumental, sem dúvida a maior desse processo eleitoral.

Cyro Garcia, nome do PSTU para a disputa à prefeito, não foi a nenhum dos debates televisivos já realizados. Vale ressaltar que, no princípio do período eleitoral, ele possuía a mesma porcentagem de votos que Aspásia Camargo, do PV. Obviamente, com a projeção oferecida pelos programas, a candidata “verde” conseguiu ultrapassar a marca inicial, subindo um ou dois pontos percentuais.

Qual o critério de seleção para os debates? O apelo e número de votos ou engajamento com o pensamento “bacaninha” da zona sul? Cyro realiza uma campanha nas redes sociais pra conseguir participar de pelo menos algum desses programas, o que realmente seria bom, pelo bem daquilo que alguém um dia chamou de democracia. Alguém que hoje parece estar bem longe, no além do horizonte. Nas ilhas Cagarras, talvez.










Por Helcio Herbert Neto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário