quinta-feira, 8 de maio de 2014

Começa a Copa

Reprodução/Facebook/Mowa Sports


Foram 24 os convocados pelo técnico Luis Felipe Scolari: Julio César, Jefferson e Victor; Daniel Alves, Maicon, David Luiz, Henrique, Thiago Silva, Dante, Marcelo e Maxwell; Luiz Gustavo, Fernandinho, Hernanes, Paulinho, Ramires, Oscar e William; Neymar, Bernard, Hulk, Jô e Fred. Por último, a gente. Em campanhas publicitárias e discursos políticos, é a hora de amarrar o amor nas chuteiras, cantar o orgulho e o amor de ser brasileiro.

Quem anda por aí, contudo, não notou esse ufanismo ao longo de toda a preparação. Isso não é novidade. E parecia que o relógio já estava nos acréscimos para que o jogo começasse entre o real e o midiático, nas ruas. Quando você esperava o ônibus hoje, antes do trabalho ou das aulas, não sabia que o pontapé já havia sido dado no Rio de Janeiro.


Talvez, vinte minutos depois, tenha percebido que tinha algo de diferente. Hoje, 24 horas de greve dos rodoviários. Em um futuro próximo, a promessa é de paralisação plena. Os garis ensinaram e os motoristas tomaram nota, atentos. Esperaram um momento de destaque internacional da cidade para trazer ao público o absurdo das jornadas duplas (condutor-trocador) e a dificuldade de repasse do banco de horas de trabalho extra. A convocação foi o estopim.


A tensão, de fato, descambou para a violência de motoristas e passageiros. O clima pesado culminou em depredação de veículos e discussões entre ambos. Como era previsto também. Essa relação só prejudica a adesão social ao movimento. Quanto aos veículos de imprensa, não se pode esperar nada além de uma abordagem caótica, onde é mostrado o transtorno causado, e não os anseios.


Professores das redes estadual e municipal já decidiram deflagrar uma parada na semana que vem. Até agora, nada de gente nas ruas -- nem para festejar a Copa do Mundo, nem para construir novos protestos como os de junho do ano passado. A movimentação acontece entre as classes. A bola já está rolando. Começa a Copa.


Por Helcio Herbert Neto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário