quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Olhar estrangeiro


Um fato me chamou a atenção nesta manhã. Passando o olho pelos blogs e pelos portais de notícias, descobri que o principal jornal da Argentina, "El Clarín", publicou ontem, em seu site, uma matéria detalhada sobre a joia brasileira em evidência, Leandro Damião.

Na matéria que pode ser lida aqui na íntegra, o periódico conta a trajetória do atacante e exalta a rapidez com que o "novo craque" mudou do anonimato dos campos de várzea para conquistar títulos e adquirir status de ídolo num clube grande, o Internacional. O jornal se mostra perplexo sobre como o atleta fez para, em tão pouco tempo, passar de "los partidos de 30 reales" (ele chegou a ganhar essa quantia por jogo, ainda em São Paulo) "a este Damiao que parece capaz de cualquier fantasía y de mil goles".

A matéria, por fim, se derrete ao lembrar a jogada mágica que certamente a motivou - a lambreta aplicada pelo atacante brasileiro em Emiliano Papa no confronto entre Brasil e Argentina pelo Superclássico das Américas, na última quarta-feira - e encerra com um depoimento humilde do jogador colorado sobre a sua ascensão no mercado mundial da bola.

É evidente que a rivalidade futebolística entre Brasil e Argentina fica só nos gramados e que os jornais de ambos os países destacam o que há de melhor no outro. Mas isso não ocorre com tanta frequência quanto deveria e acho interessante postar essa matéria, não só para parabenizar os hermanos e "El Clarín" como também para enaltecer o câmbio de informações. Quem não quer saber o que acham de nós?


Por Beto Passeri.

Nenhum comentário:

Postar um comentário