sábado, 3 de julho de 2010

Dispoteose



Na Roma Antiga, quando César atravessou o Rio Rubicão, ele se tornou deus. Superou as incompetências humanas, obteve a Apoteose.

Na Sociedade atual, baseada no espetáculo, muitos se tornam supremos, divindades irrepreensíveis. Entretanto, a efemeridade de muitos desses rótulos é outra notória características do Mundo do controle remoto.

Contudo, alguns conseguem marcar pelos seus feitos, subir e se fixar no Olimpo. "El Pibe d'Oro" é um exemplo de deus criado pelo futebol. E, embora constantemente envolvido em cerimônias bacantes, Don Diego nunca perdeu o crédito de seus fiéis compatriotas.

Não obstante, ele retorna por vontade própria ao Mundo do Mortais. Toma a seleção nacional pelos braços, assume as críticas e o controverso cargo de técnico dos hermanos. Após uma turbulenta eliminatória, o ídolo consegue liderar seu time na classificação para o maior palco do esporte praticado por pés habilidosos.

Quando abdica de seu trono, Maradona retorna ao campo de batalha que o consagrou e dá margem a revanche de antigos inimigos. Todavia, em caso de vitória ,o ex-jogador retoma a Era Classica do futebol argentino.

Tal qual César, Diego Armando pode dominar o Planeta. Tal qual Zeus, o autor de "La mano de Dios" pode perder o apoio, o respeito e a fé de seu povo. A sorte está lançada.


Por Helcio Herbert

Um comentário:

  1. Nossa, isso aqui é novidade. Ótima parceria!
    Quem sabe assim eu não passe a acompanhar mais futebol...

    É, acho que no caso do Maradona o azar que foi lançado. Por mais que eu goste da Argentina, um dos melhores momentos dessa Copa foi ver o Maradona abraçando desesperado um jogador quando a Alemanha fez o último gol, não pude deixar de apreciar esse "fracasso" dele. Embora: tadinho do Messi, podia ter saído da Copa com, ao menos, um gol. Bom, fica pra próxima...

    ResponderExcluir