sexta-feira, 30 de julho de 2010

Renovação.


Renovar, renovar, renovar. Verbo mais utilizado por todos que fazem parte da seleção brasileira. Começou com a mudança de toda a comissão técnica, acerto ? Não sei, tinhamos muitos profissionais considerados os melhores em suas áreas. Para o comando, primeiramente, Muricy foi chamado, o que seria um belo nome para a seleção, mas por problemas contratuais, e pela honra de cumprir um contrato assinado com o Fluminense, o acordo acabou não se concretizando. A segunda opção, Mano Menezes, aceitou a proposta, vai assumir a seleção na tão falada fase de renovação. Com poucos dias o treinador já teve que fazer sua primeira convocação, e com a obrigação de renovar o elenco. O que fazer ? Mesclar uma seleção com alguns meninos e alguns medalhões ? Ou somente apostar nos meninos ? Mano Menezes fez uma convocação ousada, chamou muitos meninos desconhecidos pela maior parte, e manteve alguns dos que se destacaram na copa. Irei listar os convocados e fazer alguns cometários. Para defender o gol brasileiro, acho que Julio César ainda é titular, sem dúvidas, mas por estar sem jogar, Mano chamou :
Victor ( Grêmio ) - Muito merecido, era para estar já na lista de Dunga.
Jefferson ( Botafogo ) - Muito bom goleiro, vinha se destacando a um tempo no brasileiro.
Renan ( Avaí ) - Uma aposta de Mano Menezes, fez boas partidas no brasileiro.
Para a lateral, o treinador da seleção chegou a conversar com Maicon, mas segundo alguns jornais, o lateral teria recusado a convocação, alegando que não seria o momento ideal para voltar a vestir a amarelinha. Mano chamou:
Daniel Alves (Barcelona)- Tem tudo pra ser titular com a ausência de Maicon.
Rafael (Manchester United)- Muito bom jogador, muito futuro pela frente, já no Fluminense era apontado como jogador de seleção.
Marcelo (Real Madrid)- O mesmo caso de Victor. Na minha opinião, deveria ter ido pra África.
André Santos (Fenerbahçe)- Chega mais por falta de opção para a lateral esquerda, vem fazendo boas partidas na turquia.
Na zaga fica uma incógnita: será que chegou ao fim a era Lúcio e Juan ? Mano convocou :
David Luiz (Benfica)- Bom jogador, chega para brigar por uma posição.
Henrique (Racing Santander)- O mesmo caso de David Luiz.
Réver (Atlético-MG)- Se destacou muito no Grêmio, excelente zagueiro e ainda pode ser utilizado como primeiro volante, rápido, sabe sair jogando.
Thiago Silva (Milan)- Na minha opinião, o 'monstro' chega pra ser titular absoluto, tem tudo pra fazer história.
De volantes, Mano está bem servido, chamou jogadores fortes na marcação mas que também tem muita qualidade na saída de bola, são eles :
Sandro (Internacional)- Muito bom jogador, mas só irá para a seleção caso o Inter não vá a final da Libertadores.
Jucilei (Corinthians)- O mais questionado da convocação, era reserva no corinthians, treinado pelo próprio Mano, um jogador não serve para ser titular do corinthians mas serve para a seleção ? Deveria ter chamado o Elias.
Hernanes (São Paulo)- Mesmo caso de Sandro, só vestirá a amarelinha se o São Paulo não passar para a final, mas sua convocação era inevitável, joga muita bola, muita classe, tem vaga certa em próximas convocações.
Lucas (Liverpool)- Nome pedido por muitos até mesmo na copa, chega pra ser um dos titulares.
Ramires (Benfica)- Se destacou nas partidas que jogou na África, não merecia ser esquecido por Mano.
Chegamos ao meio de campo, setor mais criticado da era Dunga, agora sim temos um camisa 10, e com espaço para mais um no time. Mano convocou:
Carlos Eduardo (Hoffenheim)- Jogador rápido e habilidoso, boa aposta de Mano.
Ederson (Lyon)- Realmente o único jogador que não conheço, sendo assim, vamos aguardar sua atuação.
Paulo Henrique Ganso (Santos)- O jogador da seleção, tem tudo pra brilhar com a amarelinha, é um jogador sensacional, muito habilidoso, excelente passe, bom chute, o novo dono da camisa 10, sem dúvidas.
O ataque da seleção está muito bem representado, Mano escolheu :
Robinho (Santos)- Um dos únicos jogadores que todos pediam para não ser retirado, chega agora com mais experiência.
André (Santos)- Ainda acho que foi convocado meio que na 'aba' de Ganso e Neymar, mas é um bom atacante, sabe fazer gols.
Neymar (Santos)- Rápido, habilidoso, ousado, tem tudo para seguir os passos de Robinho.
Alexandre Pato (Milan)- Excelente atacante, rápido, com bom chute, se destacou na temporada passada pelo Milan, terminou como artilheiro do time no campeonato italiano.
Diego Tardelli (Atlético-MG)- Merecida convocação, vinha jogando bem no Atlético-MG.
Mano Menezes fez o que lhe foi pedido, renovou. Chamou jovens talentos que mereciam uma oportunidade, e também preparando uma seleção olímpica, convocou alguns jogadores que terão idade olímpica em 2012, já que vai comandar a seleção em Londres. O primeiro passo foi dado, agora é com eles, a caminhada começou, o caminho é longo, muitas coisas acontecerão, vamos ver se no final dessa jornada, no Brasil, em 2014, o Brasil conquiste o tão sonhado Hexa. O certo é que, seja com quais jogadores o Brasil atuar em 2014 o povo irá dar uma aula de torcida para o resto do mundo, acabou o jeito africano de torcer, com vuvuzelas, agora é do jeito brasileiro, com o coração.

Por Felipe Exaltação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário