domingo, 20 de maio de 2012

(Con)decorado pelos fatos


Parabéns, torcedores rubro-negros. Os números comprovam a belíssima fase do maior campeão carioca de todos os tempos. Embora tenha passado por alguns (pequenos) percalços no primeiro semestre de 2012, o Gigante Vermelho e Preto da Gávea continua a luzir, a brilhar no cenário do futebol, alcançando até destaque internacional. O campeonato brasileiro começa e tem no Flamengo um favorito incontestável. Basta ver os números, eles comprovam esse estado de graça do Flamengo atualmente. 

 Os dígitos começam a abençoar o time mais popular do Brasil quando são analisados os homens que estão dentro de campo. O time que representa a apaixonada torcida que tem na torcida sua fortuna é um dos mais caros do país. E não é para menos. O atual Camisa Dez rubro-negro é Ronaldinho Gaúcho, o eficientíssimo melhor do mundo de cinco anos atrás. Um craque participativo, com identidade firmada no clube. Não concorda? veja o dia da apresentação do craque em 2011. Ali havia uma multidão de fãs, milhares de foliões em um carnaval promovido pelo mais entusiasmado indivíduo naquele lugar. 'Agora eu sou Mengão'. Quanta sinceridade, que profundidade. 

O próprio mercado eleva o Flamengo. O preço cobrado para estampar a marca no 'Manto Sagrado' é altíssimo – Ora, trata-se do maior time do Brasil, a maior torcida do Mundo. O patrocinador ainda não chegou. Incompreensível. Será que os empresários não enxergam na organização britânica dos dirigentes rubro-negros uma catapulta para aumentar suas arrecadações? Sem um parceiro o clube segue com a camisa limpa, sem a poluição visual. Melhor assim. Ninguém precisa de investimentos desse tipo. 

E essa sequência de vitoriosas temporadas é conduzida por a uma mulher: Patrícia Amorim. A primeira presidente eleita nos grandes clubes do Rio, a segunda na história dos times do (falido) Clube dos Treze. Também não era para menos, Patrícia tem experiência na política, trabalha como vereadora. Cercada por outros dirigentes de competência inegável, a atual presidente salvou a imagem do Mais Querido após uma sequência de escândalos envolvendo os comandantes que passaram pela Gávea. 

O clube está intocável. A manutenção dos logradouros esportivos da sede da Gávea alcançou, finalmente, o profissionalismo. Sem contar a tão aguardada criação do Centro de Treinamento Não há cômodos, apenas os contêineres, mas é passageiro. Além disso, os esportes olímpicos passam por uma fase de ouro. Cielo,por exemplo, veste a touca vermelha e preta ao entrar nas piscinas. O Flamengo foi o primeiro colocado no Troféu Maria Lenk de 2012, uma espécie de brasileiro de natação. 

Com tudo isso fica fácil entender o porquê do afastamento de Zico no primeiro ano do mandato da atual presidente. O futebol não dá espaço para amadorismos. Ainda mais nessa época em que o mais praticado esporte no país está com o prestígio em alta. Nesses tempos de direitos milionários de televisão, um homem não pode ocupar um cargo de tanta importância somente por ser ídolo da torcida e por ser idôneo. Não . Zico foi perseguido pelo conselho fiscal que, de maneira competente, fez conseguiu fazê-lo abandonar seu time do coração. 

Houve a eliminação da Libertadores, a perda do Carioca. A última passagem constrangedora foi a acusação de um Zico magoado pelo afastamento sobre envolvimentos escusos da cúpula diretora do seu ex-clube com a Locanty. Logo duas entidades imaculadas, uma empresa de renome e a aclamada presidência. O rancor de ter tomado o antigo Camisa Dez. Mais um pequenos entraves. Imagine se isso apagaria o percurso dourado pelo qveual o Flamengo tem passado. Os fatos estão aí, desmentem esses críticos que só fazem por denegrir.

É, amigos. Tem gente que fala que contra fatos não há argumentos. Cuidado. Por baixo de perfumadas e invioláveis provas podem estar escondidas os mais malcheirosos interesses. Com factoides de adereços, os mais belos quadros são pintados e nos impõem a posição de meros espectadores. Não, meus caros: sempre há argumentos.


por Helcio Herbert Neto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário