sexta-feira, 9 de março de 2012

Exceções do futebol atual.


É chato, clichê, mas não tem pra onde fugir. Conversando na mesa de um bar, na faculdade ou no trabalho, quando o assunto é futebol não tem como não falar de Lionel Messi e Neymar. É impressionante o quanto a qualidade técnica desses dois jogadores destoa dos demais, ficando mais evidente a qualidade do argentino, claro, por jogar na Europa e enfrentar marcadores mais qualificados que o brasileiro.

Essas duas peças raras nos fazem acreditar  que ainda há esperança que a técnica prevalecerá no futebol. Hoje só o que vemos são atletas cada vez mais preparados fisicamente e menos tecnicamente. Os jogadores, antes franzinos com qualidade, vem dando lugar a jogadores com nível bem abaixo e sempre muito mais preocupados com tática do que "jogar bola". Não estou desprezando o valor que a tática possui, mas fica muito mais vistoso um futebol jogado com qualidade do que puramente tático.

Essa discussão ( técnica x tática ) nos leva para outra excelente questão. Hoje vemos cada vez mais times que abdicam de um futebol bem jogado em troca de vitórias. Vencer ou jogar bem ? É claro que se for possível obter os dois melhor, mas nem sempre isso é possível. Apesar de fã do futebol bem jogado, quando se trata desta discussão citada, sou adepto do futebol resultado, em um campeonato de pontos corridos é sempre mais importante ganhar e conquistar os três pontos, pois com vitórias, a torcida passa, ou deveria passar, a apoiar mesmo com um futebol feio. Isto é apenas opinião pessoal, em nennum momento quero dizer que é um concenso geral, o futebol é apaixonante por isso, sempre gerando belos debates.

Voltemos aos nossos extraterrestres do futebol. Muitos já dizem que Messi é o melhor de todos os tempos. Não vi Pelé, nem Maradona, mas acho cedo demais pra isso, e muitos outros que Neymar tem talento pra chegar ao nível do argentino, ainda falta, mas é bem possível. O fato é que equanto estivermos discutindo e apreciando a forma de jogar desses dois, a gente se esquece um pouco desse jogo truncado que o futebol virou.

Por Felipe Exaltação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário