quarta-feira, 29 de abril de 2015

Os Blues valeram a pena

Vasco e Botafogo fazem a finalíssima no Rio: aproveitemos o que há de bom nos regionais (Marcelo Sadio/Divulgação)

Para ouvir ao som de: Chico Buarque - Essa Pequena

Nas últimas eleições, deu-se o ocaso de Chico Buarque. Você não foi convidado para o enterro. Tampouco os parentes do compositor. Nenhum tabelião avalizou uma certidão de óbito. No entanto, parágrafos e parágrafos na imprensa sentenciaram que o filho de Sérgio Buarque de Hollanda estava inapto, senil. Tudo isso por seu posicionamento político.

Não julguemos, aqui, a visão do cantor ante o que acontece entre os mais poderosos brasileiros; que teçam argumentos ou espumem ódio em outro canto. Sem dúvida: presente é a vivacidade da verve do artista. No ano que encomendaram o ataúde do Chico, o autor lança o incensado livro “Irmão Alemão”, reconhecido como um dos melhores entre as quatro estações de 2014.

Pouco antes, em 2011, Chico Buarque entrou em turnê para divulgar o disco “Na Carreira” (o título é uma resposta antecipada aos que decretaram a falência do compositor?). Há, entre aquelas faixas, uma inédita capaz de decodificar tanto uma expectativa das arquibancadas como uma ética da própria produção do músico.

“Essa Pequena” não tem a poética incisiva de “Construção” ou a ironia ferina de “Deus lhe Pague”. Ocorre ali a descrição de um amor que, mesmo diante da diferença de idade, acontece da maneira mais contundente. Embora não haja a perspectiva de dezenas de anos de convivência, ocorre a felicidade, a cada segundo, em plenitude.

Chico aproveita o futebol, como praticante e torcedor. Embora os campeonatos regionais tenham sido difíceis, ocorreu uma interessante cizânia entre o Fluminense do poeta, o Flamengo, a Federação Fluminense e, por conseguinte, a CBF. Desse embate, pode sair um ensejo de liberdade para os clubes, quem sabe a liga independente?, uma coesão entre grandes times...  

Escassearam os momentos de grande futebol: que sejam curtidos os lampejos de felicidade nesse esporte. Agora, quer saber quem vai ganhar, Botafogo ou Vasco? Que vença o mais competente. Os blues já valeram a pena.

Por Helcio Herbert Neto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário