segunda-feira, 11 de junho de 2012

Finalmente Greve



Talvez você não saiba, mas há 26 dias uma greve nacional está em curso. O fato tem sido pouco abordado nos veículos de comunicação de grande alcance, o que distancia a comoção popular da maioria dos espectadores. Segundo o Sindicato Nacional dos Docentes de Ensino Superior, um total de 51 instituições de terceiro grau já haviam paralizado seus trabalhos. Os médicos federais também aderiram ao movimento e dão mais importância ainda à causa. E o que você com certeza não sabe é que, a partir da quarta-feira, as reivindicações tomarão um vulto maior ainda: os servidores federais da educação básica, profissional e tecnológica também prometem se juntar ao coro dos descontentes. Tudo isso muito obscuro, escondido da população em geral. E eis que brilha o futebol na tentativa de difundir uma causa coerente.

Lá pelas 6 e meia da tarde do chuvoso e gélido sábado do feriado prolongado, o Flamengo entra em campo. Abatido pelo caos interno e pela escassez de vitórias nos últimos sessenta dias, o time inspira poucos aplausos. Ao subir o túnel, além dos pequenos fanáticos que sempre se interessam pelos seus ídolos independentemente das circusntâncias, os jogadores rubro-negros trouxeram uma faixa branca com letras vermelhas. Suspeito de que muitos dos presentes no Enegnhão, entre jogadores, torcedores e funcionários, ignoraram a mensagem contida naquela lona plástica. Mas era o time do Flamengo que a trazia, apesar de tudo ainda é a maior torcida do país, o mais vitorioso time carioca, o maior campeão brasileiro... devia ser importante.

É bem verdade que o time da Gávea é o oposto do ideal de civismo. Sua presidente é uma vereadora que, como muitos políticos, tenta tirar proveito da paixão das massas para alcançar o sucesso em sua carreira política. Seu diretor de futebol nada tem a ver com futebol e que anda em êxtase com a posição que exerce (vide o caso da declaração de Cascão sobre Ronaldinho antes da saída do ex-jogador que foi parar no youtube). Isso para não falar do presidente do conselho deliberativo do clube que carrega o título de Capitão Léo por ser o inventor das divisões em pelotão de uma das mais violentas torcidas do Brasil. Contudo, nada disso é capaz de macular o gesto que motivou essa postagem.

Foi  naquele que parecia ser um começo tradicional de partida que muitos tomaram conhecimento da causa defendida por médicos e professores. Algumas arbitrariedades do Governo Federal, como a MP 568/2012, que altera o modelo de gratificação para a atividade médica, e o reajuste de 2% no salários dos professores universitários, valor bem abaixo da inflação, vieram à tona naquele princípio de noite para os presentes. E não só para eles. A imagem foi transmitida ao vivo para os assinantes do Pay-Per-View e também foi assistida por aqueles que, na impossibilidade de frequentar o estádio devido aos preços abusivos dos ingressos, transformaram em hábito a presença nos bares em hora de jogo. O futebol foi capaz de comover uma parte considerável da população que seguia alienada aos fatos.

O jogo foi 3 a 1 e o Coritiba foi derrotado. Muito bem. Os portais da internet devem dar destaque ao ato cívico protagonizado, não pelo time Vermelho e Preto, mas pelo futebol, certo? Não. Nenhum dos grandes sites deram ênfase à faixa. Pior, nem mesmo veicularam uma foto da entrada do time. Também por isso o blog não traz a imagem da entrada ao campo do time do pressionado Joel Santana. Pouco importa.  Acredito também que a fotografia da manifestação dos estudantes da Unifesp é mais criativa e impactante. E se preparem, porque, à revelia da negligência da mídia, a greve promete ainda muito mais impacto.

Por Helcio Herbert Neto.

2 comentários:

  1. O mercenário do Dentuço já era, Graça a Deus nós nos livramos dele. O Assis mereçe cadeia, picareta desonesto lavador de dinheiro, tem que ir para a cadeia. IRMÂOS METRALHA

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente a maior mídia (entenda Rede Globo) sempre está ao lado de quem está no poder, e pouco se importa com o desenvolvimento e melhoria da sociedade brasileira. A única coisa que lhe interessa é o lucro e uma imensidão de telespectadores alienados, que apenas assistam de forma passiva, pensando e criticando o mínimo possível....

    Glenyo Lopes
    Goiania GO

    ResponderExcluir