terça-feira, 3 de abril de 2012

E o salário ó !


Recentemente o mundo do humor perdeu um dos seus maiores nomes. Chico Anysio partiu, e a rodada dos estaduais do fim de semana que sucedeu a morte do humorista foi repleta de homenagens ao "mestre". Muitas comemorações de gols, nomes de personagens em camisas, todas muito bonitas, em especial a do Vasco, time de coração de Chico. O Time de São Januário entrou com uniforme onde o nome dos jogadores foi trocados pelo de personagens do humorista. Eis que aparece o humor, ou apenas uma coincidencia engraçada, na homenagem. Renato Silva, zagueiro, conhecido no mundo da bola por ter se envolvido com com maconha, foi a campo com a camisa 33, com o personagem "Fumaça" escrito em suas costas. Ironia, humor ou apenas coincidência, uma bela homenagem pro mestre do humor com uma pitada do ingrediente que Chico melhor usava em suas aparições, a piada.

Feita aqui esta pequena homenagem, pulemos para o assunto que a foto nos remete. Um dos personagens mais, se não o mais famoso, de Chico Anysio era o Professor Raimundo. Em sua classe bagunceira, o professor tinha a árdua missão de educar os alunos da escola fictícia da telinha, e no final de cada episódio, a câmera focava no professor e ele lançava seu conhecidíssimo bordão: " E o salário ó ", fazendo o mesmo gesto que os jogadores do Fluminense na foto. Agora, logo jogadores de futebol utilizando deste bordão? Que ironia. Sem querer entrar na discussão do patamar econômico que o futebol chegou, da quantidade de dinheiro que gira ao redor da bola, e sem querer ser hipócrita, pois os que vos fala (escreve) discorre sobre futebol. Mas é impressionante a quantidade de zeros nos contra-cheques dos jogadores.

Sim, o futebol envolve muito dinheiro. Propaganda, bilheteria, e diversas outras atividades fazem do futebol uma atividade extremamente lucrativa, mas enquanto jogadores ganham na casa de centenas de milhares; médicos, professores, policiais, que são profissões que deveriam ser as mais importantes de uma sociedade não chegam a ganhar 10% do que jogadores considerados medianos ganham. Acontece uma troca de valores, e o resultado está na qualidade da educação, na segurança, na saúde pública do nosso país. A todo momento greves acontecem. Policiais reivindicam um salário digno, enquanto para um jogador ganhar R$80.000 mensais está fora de cogitação.

Se tivéssemos a mesma paixão, a mesma ligação que temos com o futebol em questões de interesse público, as coisas poderiam ser um pouco diferentes. Políticos fazem a farra, verbas são desviadas, e tantas outras falcatruas que são noticiadas diariamente. Mas enquanto isso não acontece teremos cada vez mais "Professores Raimundos" insatisfeitos com seus respectivos salários.






Por Felipe Exaltação

3 comentários:

  1. Alô Felipe,bom dia!Sem dúvida que vc está coberto de razão e o importante é entendermos porque nossa sociedade parece dar mais valor à certas coisas em detrimento de outras.Não somos assim pq somos,não há nada de genético na meneira como lidamos com nossaas prioridades,somos fruto da nossa ignorância.Não conhecemos nossa história,não entendemos como esta sociedade foi formada e temos uma relação com o passado que oscila entre o romance e o conto de terror.Saber da tragetória do homem através do tempo,não tem como objetivo o acúmulo de informações,mas o refletir crítico sobre nossos movimentos,com o foco na compreensão e evolução.Um homem pode não passar pelo mesmo rio duas vezes,mas,se não conhecer a si próprio,certamente levará os mesmos tombos.Abraços,Anna Kaum.

    ResponderExcluir
  2. Comemoração totalmente #FAIL! Confesso que fiquei rindo por alguns segundos quando vi Frederico e sua trupe comemorar o gol Alá Professor Raimundo. Creio que eles não tomaram ciência que aquela comemoração não fazia parte do mundo do futebol, mas sim pela homenagem ao mestre Chico, e que seria rapidamente interpretada pelos espectadores. Todo mundo sabe os altos salários que vários jogadores recebem. Você não precisa ser "BOM" para poder receber a bagatela de 10,20, 30 mil reais por mês. Já parou pra pensar quanto nós, estudantes de comunicação, teremos que estudar pra chegar a ganhar 30 mil mensais? Graduação, pós, Mestrado e por ai vai. Mas infelizmente no Brasil é assim, cada um ganha a vida do jeito que sabe, sendo que nem sempre o que você faz, é julgado como mais importante. Abraço! Rondinele.

    ResponderExcluir
  3. Conheça seu passado, entenda seu presente e construa um futuro melhor!!!
    Ass: Glenyo Lopes

    ResponderExcluir