terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

É bom tê-lo de volta


Para ler ao som de Oasis - Hello

Chega de jogos sonolentos, do martírio que se transformou (ou foi transformado pelos burocratas que tomam conta do esporte) o futebol nesse verão. Recomeça nessa segunda semana de Fevereiro a apresentação dos grandes times brasileiros nos nem sempre bem-cuidados tapetes verdes. É chegada a hora de voltar a se emocionar, de reencontrar as respostas perdidas do cotidiano no urro uníssono do gol e da vitória. Hora também de encontrar questões e soluções dentro das quatro linhas que possam iluminar, por que não, a vida humana, seja na esfera pública ou privada.

É verdade que os Campeonatos Estaduais têm sua beleza. Ver a bravura de atletas e torcedores de clubes menores que, apesar de abatidos por todas as situações adversas que suas condições lhes impõem, permanecem a batalhar, é encantador. Entretanto, a administração negligente das federações e clubes acaba por apagar até mesmo as raras faíscas de encanto que esses torneios possuem. O espírito aguerrido dos fanáticos pelos mais humildes clubes, por exemplo, a cada ano, está mais escasso, visto que os estádios mais modestos ou são interditados ou apresentam preços que não estão de acordo com a realidade do (ainda) subdesenvolvido Brasil.

A falta de comprometimento dos jogadores dos times grandes também auxilia a tarefa que os responsáveis pelos campeonatos regionais tomaram para si de prolongar, velada e erradamente, as férias dos profissionais de futebol. Só um flamenguista sabe o quão duro é ver um jogador como Ronaldinho se esconder na sombra da bandeirinha de escanteio, apenas um botafoguense sabe como é doloroso ver o voluntarioso Loco Abreu se esquivar de divididas, caminhar em campo. Aconteceu no clássico de domingo, mas também nas rodadas anteriores. Se para nós, que assistimos confortáveis aos jogos, a partida desce como uma pílula de Maracujina, para os homens que ali correm, sob o Sol impiedoso da mais quente estação tropical, os noventa  minutos tem efeito purgante.

O que será dito agora todos os envolvidos no meio já sabem, porém, tendo em vista a inércia que assola a estrutura do primeiro semestre do futebol tupiniquim, não custa nada reforçar. O calendário esquizofrênico do início do ano está enfraquecendo os intensos laços que ligam as agremiações de menor porte com a população apaixonada que as abraça. Em vez de incentivar a perpetuação dos Estaduais, quem os defende do modo atual está contribuindo para a sua extinção. Sob nosso olhos, vagarosamente, definham os torneios que deram início ao amor do país ao esporte que risca o gramado com uma bola nos pés. É necessária a diluição das partidas durante o ano, defendendo a manutenção das estruturas dos clubes menores ao longo dos doze meses, e a diminuição no número times nas primeiras divisões. Atualmente, cariocas e gaúchos assistem 16 times lutando pelo título. Em São Paulo são 20.

Todavia, finalmente, começa a fase de grupos da Copa Libertadores e, aos poucos, é dissipada a monotonia. Depois da gélida fase preliminar que Flamengo e Internacional tiveram de passar, é dada a verdadeira largada para disputa do mais importante troféu do continente. Terça-feira, no Engenhão, o Fluminense enfrenta o Arsenal de Sarandí e injeta ânimo no cenário do futebol, fatigado pelo longo período de sombras que tomou conta desses ares. É hora do reinício.

Olá, Futebol. É bom tê-lo de volta.

Por Helcio Herbert Neto.


2 comentários:

  1. Bom dia Helcio.Para quem viu os Estaduais incendiarem o país,fomentar as rivalidades sadias entre clubes e Estados,é uma tristeza sem par olhar,hoje,no que se transformaram.Houve uma época que nem Libertadores,nem Brasileiro,ou qualquer outro campeonato de maior monta,substituia no coração do torcedor,a alegria da vitória num Estadual.
    Perderam o sentido e,por conta de interesses medíocres,se arrastam madorrentos e sufocam os times menores.
    Que venha a Libertadores e nos acorde deste cochilo enjoativo feito sob o sol impiedoso de um horário torto.Abraços,Anna Kaum.

    ResponderExcluir
  2. Nunca se coloca no mesmo patamar campeonatos diferentes!

    Os estaduais são um lixo no resto do Brasil, mas não temos culpa nisso!

    VIVA O PAULISTÃO!!!

    ResponderExcluir