domingo, 17 de outubro de 2010

Herói e Renúncia


Estreou nesse mês o filme Tropa de Elite 2. Aguardada pelo público, essa segunda parte da obra do Diretor José Padilha traz verdadeiras quebras de expectativa. Dentre elas, a mais impressionante é a nova fase do personagem principal, o agora Coronel Nascimento.

O personagem interpretado por Wagner moura traz ao Cinema Brasileiro a figura do Herói de Renúncia, aquele que tudo cede para alcançar um objetivo que, por muitas vezes, se faz inatingível. Um Herói que tem sua índole questionada, sua história ignorada e sua vida revirada pelo simples fato de, por fazer aquilo que acredita ser justo, bater de frente com interesses pessoais instalados.

A coincidência fez com que a data do fato que abalou internamente o Clube de Regatas Flamengo estivesse próxima do lançamento do longa-metragem. Com essa proximidade, o calor dos fatos e a intensidade dos momentos vividos diante da tela, fez-se uma relação do momento do ídolo com o filme. Zico também é um Herói de Renúncia.

Assim como Nascimento, o Galinho de Quintino ficou ilhado meio a personagens de idoneidade questionável, teve sua própria honestidade posta a prova, e viu seus filhos em meio ao fogo cruzado. Tudo isso por ir de encontro a um Sistema vigente, com vaidades e corrupções latentes. Tudo isso por assumir uma postura coerente ao que considera bom para o Clube.

No filme, que será, com certeza, sucesso de bilheteria, o problema do Sub-Secretário é insolúvel, tendo em vista a abrangência da realidade contra a qual ele luta. E quanto à adversidade enfrentada por Zico? Por mais complicada que pareça, não pode ser sequer comparada ao problema da corrupção nacional. Contudo, em menos de um semestre o Eterno Camisa Dez da Gávea pediu afastamento do posto de Diretor Executivo de Futebol.

Em entrevistas recentes, Arthur Antunes Coimbra, demonstrou interesse em retornar ao cenário político do Mais Querido do Brasil. Segundo ele, em 2012 sua candidatura à presidência seria uma opção para o retorno ao seu Time de coração. Uma eventual vitória nas urnas poderia colocá-lo acima de todas essas intrigas formadas para derrubá-lo.

Entretanto, o que acontecerá até lá? Qual será o horizonte do Flamengo, tendo em vista o recente descortinar do momento político sujo instalado na Gávea? Resta apenas aos torcedores aguardar o retorno do seu Herói, e torcer que desta vez ele consiga permanecer no cargo e realizar as mudanças tão esperadas pela Nação.


Por Helcio Herbert Neto

Nenhum comentário:

Postar um comentário